FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

Concurso

Tribunal de Justiça (TJMG) – Primeira Instância

Excelente notícia para os que estão aguardando o novo concurso para cargos de oficial de apoio judiciário (Justiça Comum e Juizado Especial) e oficial judiciário (Comissionário da Infância e da Juventude) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Fontes internas ligadas ao órgão garantiram que a publicação do edital será feita nos próximos dias. A seleção, que já tem a Consulplan escolhida como organizadora, aguarda apenas algumas pendências junto ao órgão para oficializar essa divulgação.

O concurso irá oferecer oportunidades para candidatos de nível médio de escolaridade e, aos aprovados, caberão remuneração de R$3.238,00, à qual se acrescenta o auxílio alimentação no valor de R$ 799.

A expectativa é de que o concurso gere um um grande número de convocações, uma vez que a última seleção para estes cargos, realizada em 2009, teve 1.120 empossados.

Esta é uma oportunidade de ouro, afinal, o Tribunal de Justiça oferece um emprego estável, sem riscos de demissões ou cortes salariais. Os funcionários trabalham em um ambiente agradável, não fazem hora extra e contam com horários flexíveis, que permitem conciliar a vida pessoal com o trabalho. A tudo isso ainda se somam benefícios e excelentes condições de aposentadoria.

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, que serão aplicadas nos municípios de Belo Horizonte, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha, e que contarão com 20 questões de língua portuguesa, 15 de noções de informática, 20 de noções de direito e 25 de atos de ofício. Os candidatos ao cargo de oficial de apoio judicial também serão avaliados, em segunda etapa, por prova de digitação.

Atribuições das Carreiras

Oficial de apoio judicial (quando lotado na contadoria) – Auxiliar na elaboração das contas e recolhimento das custas processuais; auxiliar na execução dos cálculos necessários para liquidação de sentenças e recolhimento de tributos; controlar a expedição e a juntada aos autos das guias para recolhimento de custas ou emolumentos; efetuar pagamentos e recebimentos, quando designado; conferir e preparar boletins diários de caixa e demais documentos de tesouraria; substituir o oficial de apoio judicial B no seu impedimento ou afastamento, nos termos de regulamento; digitar e/ou datilografar matéria a ele submetida; executar atividades afins identificadas pelo superior imediato.

Oficial de apoio judicial (quando lotado na secretaria de juízo) – Lavrar termos e atos processuais, subscrevendo aqueles em que não seja necessária a fé pública; digitar e/ou datilografar matéria que lhe for submetida especialmente em audiências; proceder à autuação de feitos e executar demais tarefas no andamento processual; auxiliar o juiz na manutenção da ordem no seu gabinete e nas dependências da Secretaria de Juízo; auxiliar o juiz nas audiências; apregoar as partes nas audiências; controlar o movimento de pessoas em auditórios, quando designado; coadjuvar o juiz na manutenção da ordem no seu gabinete e nas dependências do fórum; substituir o oficial de apoio judicial B no seu impedimento ou afastamento, nos termos de regulamento; atender as partes e seus procuradores, prestando informações, observados o decoro e a urbanidade; minutar mandados diversos, editais, precatórios e demais serviços das Secretarias de Juízo; executar atividades afins identificadas pelo superior imediato.

Oficial judiciário – Deter ou apreender menor abandonado ou infrator, apresentando-o de imediato ao juiz ou a outra autoridade competente; lavrar auto de infração à lei de assistência e proteção ao menor; fiscalizar, nos termos da legislação específica, a entrada e permanência de menor em casas de diversão, bares, emissoras de rádio ou televisão, ginásios esportivos, cabarés ou congêneres; executar atividades afins identificadas pelo superior imediato.

Fontes: FD e VouPassar

 


Provas Online

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Oficial Judiciário 02/05/2010
Tribunal de Justiça de Minas Gerais Oficial de Apoio Judicial 05/06/2005