Concurso

Tribunal Superior Eleitoral – TSE + TRE’s Unificado


O concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE’s podem ter o edital publicado a qualquer momento, já que a previsão é de que as provas sejam realizadas ainda no primeiro semestre de 2024. A comissão do concurso já está nos últimos detalhes da logística com a banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

Foram anunciadas 457 vagas para os cargos de Analista (147) e Técnico Judiciário (310) em diversas especialidades. Todos os TRE’s participarão da seleção, com exceção do TRE do Tocantins, que já tem concurso válido. Os cargos exigem nível superior completo e as remunerações iniciais variam de R$8.529,65 a R$13.994,78, que podem ter acréscimos com benefícios.

As vagas estão assim distribuídas:

– TSE: Analistas 4 e Técnicos 12
– TRE MG: Analistas 25 e Técnicos 86
– TRE AC: Analistas 2 e Técnicos 5
– TRE AL: Analistas 3 e Técnicos 4
– TRE AM: Analistas 6 e Técnicos 18
– TRE BA: Analistas 4 e Técnicos 6
– TRE CE: Analistas 4 e Técnicos 5
– TRE DF: Analistas 3 e Técnicos 3
– TRE ES: Analistas 3 e Técnicos 4
– TRE GO: Analistas 13 e Técnicos 11
– TRE MA: Analistas 4 e Técnicos 7
– TRE MT: Analistas 4 e Técnicos 5
– TRE MS: Técnicos 5
– TRE PA: Analistas 2 e Técnicos 12
– TRE PB: Analista 1 e Técnicos 3
– TRE PR: Analistas 5 e Técnicos 14
– TRE PE: Analistas 2 e Técnicos 7
– TRE PI: Analistas 5 e Técnicos 6
– TRE RJ: Analistas 6 e Técnicos 15
– TRE RN: Analistas 1 e Técnicos 4
– TRE RS: Analistas 3 e Técnicos 12
– TRE RO: Analistas 3 e Técnicos 13
– TRE SC: Analistas 3 e Técnicos 1
– TRE SP: Analistas 37 e Técnicos 43
– TRE SE: Técnicos 4
– TRE RR: Analista 1 e Técnicos 3
– TRE AP: Analistas 3 e Técnicos 2

Este não será o primeiro concurso unificado realizado pelo TSE, pois em 2007 o órgão publicou um edital destinado ao preenchimento de vagas nos TRE’s dos estados do Rio de Janeiro, Rondônia, Acre e Roraima. Houve 190 mil candidatos inscritos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE MG já tem 86 vagas autorizadas para Técnico e 25 vagas para Analistas, totalizando 111 vagas para preenchimento imediato.

Um projeto de lei em análise no Congresso Nacional propõe ainda a criação de 474 novos cargos na Justiça Eleitoral, sendo 242 para Técnico Judiciário e 232 de Analista Judiciário. Se aprovado, os 458 provimentos já autorizados podem ser somados aos 474 previstos, totalizando até 932 provimentos em 2024.

As provas do concurso serão realizadas em todo o país, e os candidatos poderão escolher a sua localidade de lotação no momento da inscrição. O conteúdo das provas incluirá Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Além das provas objetivas, pode haver provas discursivas e prova de títulos.

Os candidatos poderão concorrer aos dois cargos simultaneamente, Técnico e  Analista Judiciário, pois as provas serão aplicadas em períodos distintos (manhã e tarde). Além disso, os candidatos poderão concorrer a diferentes órgãos. Por exemplo, ele pode concorrer para Técnico Judiciário do TRE MG e para Analista Judiciário do TRE RJ.

Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, Especialidade Segurança, está prevista a realização de prova de aptidão física, conforme critérios estabelecidos no edital e na Resolução nº 23.391.

Haverá reserva de 33% das vagas para cotas, sendo 20% para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas. As vagas serão divididas entre diferentes especialidades para Técnicos Judiciários e Analistas Judiciários.

 

  • Cursos
  • Curso: Técnico Judiciário

    Nível: Superior

    Turno: Noite

    Início: 17/04/2024

    Aulas: Segunda a sexta-feira

    Tipo: Presencial

  • Curso: Tribunal Superior Eleitoral – TSE - Técnico Judiciário - Nível Médio

    Nível: Superior

    Turno: -

    Início:

    Aulas:

    Tipo: Online