FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

Agente Penitenciário de Minas Gerais (Policial Penal)


O Secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio de Araújo, em audiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), afirmou que estudos para novo concurso para Agente Penitenciário já foram iniciados, pois existe uma carência de aproximadamente 1.100 postos no Estado.

O Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Reis, informou que a abertura do novo concurso já está sendo avaliada. Uma ação direta de inconstitucionalidade, acatada recentemente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), impossibilita a contratação temporária de servidores para o sistema prisional.

O cargo de Agente Penitenciário foi transformado para Policial Penal por emenda constitucional, equiparando-se aos demais policiais brasileiros, no rol da Segurança Pública. O impacto que essa mudança traz à profissão reflete diretamente na remuneração e nos benefícios do cargo.

Os interessados em ingressar na Polícia Penal de Minas Gerais já devem iniciar os estudos. A previsão é que o concurso tenha estrutura e conteúdo programático semelhantes aos da última seleção de Agente Penitenciário, pelo regime estatutário, em 2013.

Último Concurso

O último concurso para Agente Penitenciário pelo regime estatutário, ou seja, que garante a estabilidade profissional, teve edital publicado em dezembro de 2013. A carga horária de trabalho divulgada foi de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, e a remuneração, R$ 4.098,00.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, redação, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico-profissional e investigação social. No total, foram disponibilizadas 3.535 vagas, das quais 450 eram para mulheres e 3.085 destinadas a homens.

A banca organizadora do concurso foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O cargo exigiu o ensino médio completo ou curso profissionalizante, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O conteúdo programático para a prova objetiva contemplou os conhecimentos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Quantitativo e Conhecimentos Gerais.

 

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431