Concurso

Banco Central do Brasil – BACEN


O concurso do Banco Central do Brasil (BACEN) teve novas movimentações no Ministério da Economia. A solicitação de concurso, em julho de 2020, para o preenchimento de 260 vagas no quadro de servidores efetivos do órgão está em análise na Divisão de Concursos Públicos. Com cerca de 40% de cargos vagos, a recomposição da mão de obra na instituição é mais do que necessária.

As novas movimentações indicam que o edital do concurso Bacen será publicado em 2021. São aguardadas 200 vagas para o cargo de Analista, 30 vagas para Técnico e 30 vagas para Procurador do Banco Central.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) tem reforçado à diretoria do Bacen a necessidade da realização de novos concursos para o órgão. Analisando os dados disponibilizados nos relatórios do Bacen, é possível verificar que as vacâncias de cargos do órgão tem aumentado nos últimos anos.

Para candidatar-se a Analista do Bacen, é necessário o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o Técnico do Bacen, é necessário o certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida oficialmente pelo órgão competente.