FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

31 99915-7431

Concurso

ENEM 2015 – NACIONAL

Foram publicados os resultados do ENEM 2015. Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas dos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das avaliações, divulgou os resultados individuais dos participantes. Para consulta do resultado, candidato deve acessar a página do participante no site do INEP e inserir seu CPF e senha de acesso no sistema.

A Justiça determinou ainda que o INEP divulgue, juntamente com as notas individuais da prova, a nota da redação dos candidatos. Em nota, o Inep alegou que isso pode prejudicar os resultados e, portanto, vai recorrer da decisão. As notas da redação devem sair apenas no fim do mês tendo em vista a complexidade da correção, onde dois corretores fazem uma análise inicial e, em caso de divergências acima de 100 pontos, a prova é analisada por um terceiro corretor, o que atrasa o resultado.

Notas do Enem

Calcular a nota do Enem é bem simples, embora exista uma nota de corte para cada tipo de programa que se pode acessar. Para calcular a sua média geral no exame você deve somar as notas de todas as 5 provas aplicadas, além da redação, e dividir por cinco. O resultado deste cálculo é a sua média geral e através desta nota você poderá se inscrever para concorrer a bolsas parciais ou integrais em programas do governo, ou mesmo obter o diploma de conclusão do ensino médio.

Nota mínima do Enem para obter o diploma de conclusão do Ensino Médio

Aqueles candidatos que pararam de estudar por algum motivo, e não conseguiram concluir o ensino médio podem fazer o ENEM para obter a sua diplomação neste nível. Para isso, basta que o candidato marque esta opção no ato da inscrição para o exame e obtenha no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. O certificado obtido por meio do ENEM tem a mesma validade de um documento emitido por uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação, e serve para comprovar a sua escolaridade, seja na busca de um emprego ou mesmo para concorrer a algum cargo público.

Nota mínima do Enem para passar no SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) permite que o candidato ingresse em uma instituição federal de ensino superior sem ter a necessidade de ser aprovado em um vestibular. Para isso, basta que o candidato tenha participado da edição mais recente do ENEM e não tenha zerado a redação. Mas atenção: mesmo não exigindo uma nota mínima, o SISU classifica os candidatos às bolsas pela sua pontuação. Ou seja, quanto mais alta a sua nota, maiores as chances de você ingressar em uma universidade federal. Ao contrário do ProUni, o SISU não exige requisitos de renda específicos.

O Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, foram oferecidas 228.071 vagas em 6.323 cursos de 131 faculdades. No último balanço divulgado pelo MEC, havia 2.712.937 inscritos.

Quem não foi convocado, ainda tem do dia 18 até o dia 29 de janeiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, diretamente na instituição de ensino em que quer estudar.

Nota mínima do Enem para conseguir o FIES

A partir de 2015 os candidatos que desejarem obter o Financiamento Estudantil (FIES) para ingressar em uma instituição de ensino superior devem ter feito a última edição do ENEM, e devem ter sido aprovados com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação.
Aqueles candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 e professores efetivos da rede pública de ensino que solicitarem financiamento para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam apresentar nota mínima no ENEM.

Para ser elegível ao programa, o candidato deve ter renda familiar mensal de no máximo 20 salários mínimos, e o comprometimento desta renda com as mensalidades da faculdade deve ser de pelo menos 20%.

Nota mínima do Enem para passar no ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) se utiliza somente da nota do ENEM para selecionar seus candidatos. Através do programa é possível concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades que aderiram ao programa. Para isso o candidato precisa:

– Ter feito o ENEM no ano anterior imediato à inscrição no programa, e ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além, é claro, de não ter zerado a redação.

– Passar por uma seleção em que deve concorrer com outros candidatos que também fizeram o ENEM e estão tentando conquistar a mesma vaga, no mesmo curso, na mesma faculdade e no mesmo turno. Quanto maior a nota de corte obtida, maiores são as chances de se conseguir a vaga.

As notas de corte variam de acordo com a universidade e o curso pretendido pelo candidato, e as bolsas são concedidas somente a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. Além de todas estas possibilidades a nota do ENEM ainda pode garantir aos aprovados a chance de participar de programas como O Ciência Sem Fronteiras e de concorrer a vagas em universidades lusófonas em todo o mundo.

Para muitos candidatos, a edição de 2015 do ENEM foi considerada a mais difícil dos últimos anos. Fato que também é reconhecido pelos professores que analisaram a complexidade das provas logo após a finalização do exame. No primeiro dia de provas, no sábado, dia 24 de outubro, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e da natureza, que exigiram mais atenção às leituras interpretativas do que a imagens e gráficos, como costumava acontecer nas edições passadas. Entre os temas abordados na prova de ciências humanas, estavam primeiros socorros, genética, biologia e desempenho esportivo. Já a etapa de ciências da natureza, exigiu conhecimentos sobre pensadores do século XX, como Friedrich Nietzsche e Simone de Beauvoir – cujo conteúdo da questão chegou a causar polêmica e comoção nas redes sociais. O tempo disponível para a realização desta etapa do exame foi 4 horas e 30 minutos.

Já o domingo, dia 25 de outubro, foi destinado à realização da prova sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Desta vez os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões e elaborar uma redação sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2015, foi divulgado no dia 8 de janeiro de 2016, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das provas. Na mesma ocasião, também será divulgado o quantitativo de vagas em instituições de nível superior que os candidatos aprovados poderão acessar através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (SISU), entre outros.

Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, já foram disponibilizados para consulta online.

Consulta do Resultado

Resultado do SISU

Fonte: AC

 


Provas Online

Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 22/10/2011
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 03/11/2012
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 26/10/2013
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio 08/11/2014
Informações
Inscrições

25/05/2015 até 05/06/2015

Organizadora

Edital

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431