FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

ENEM 2021


O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2021 foi publicado e desta vez, diferentemente da edição anterior, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas, que são dias 21  e 28 de novembro.

A inscrição deve ser feita na página do participante no período de 30 de junho e 14 de julho de 2021. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85,00, que deve ser paga até o dia 19/07/2021.

O período para pedido de atendimento especializado é de 30 de junho a 14 de julho de 2021 e o período de pedido de tratamento pelo nome social é de 19 a 23 de julho de 2021.

O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. Há 101.100 vagas no Enem digital. É importante lembrar que ele é aplicado nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa.

Desta vez, a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova superampliada e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Mais uma vez, será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. Não seguir os protocolos de prevenção leva à eliminação do estudante.

Disciplinas e horários

21 de novembro (13h30 às 19h)

– 45 questões de linguagens;
– 45 questões de ciências humanas;
– Redação.

28 de novembro (13h30 às 18h30)

– 45 questões de matemática;
– 45 questões de ciências da natureza.

Versão Digital

A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas. A medida visa, a longo prazo, reduzir custos de impressão.

Nesse modelo, os estudantes terão que se dirigir ao local de prova informado pelo Inep, órgão que organiza o Enem. Se você acha que poderá fazer a prova em casa, saiba que isso ainda não é possível no Enem, mas já é um modelo adotado por várias faculdades brasileiras.

A vantagem do Enem Digital é responder às questões objetivas pelo computador, porque a prova de redação ainda é feita na folha própria. Futuramente, esse modelo será aperfeiçoado e é ele que permitirá a realização de mais edições ao ano.

Outro benefício das provas digitais é que as questões serão adaptadas ao itinerário formativo de cada aluno, de acordo com o novo ensino médio. Assim, quem fez matérias mais voltadas às Ciências da Natureza, por exemplo, vai ter um número maior de questões nessa área, com conteúdo mais aprofundado do que o aluno que optou por Matemática durante o ensino médio.

Versão Seriada

O Enem seriado chega como parte do novo processo de avaliação da educação básica, o Saeb. Esse sistema avaliativo já existe e será reformulado para incluir o novo ensino médio. O estudante secundarista fará provas ao término do ano letivo referentes apenas ao conteúdo específico daquela série que está cursando. 

Dessa forma, o Enem 2021 já vai valer como parte do resultado das provas para quem estiver no 1º ano do ensino médio. Quando esse aluno finalizar a educação básica em 2023, a nota do Enem para entrar na faculdade será composta pelo resultado dos 3 anos, ou seja, a pontuação é cumulativa.

O Enem tradicional não deixará de existir, pelo menos nos próximos anos. O estudante terá opção de fazer a versão seriada ou a etapa única. O que vai mudar, até 2026, é a implantação pouco a pouco da versão digital, que vai substituir os cadernos de prova de papel.

O que estudar?

Espera-se que o formato das provas seja o mesmo do Enem 2020, abordando cinco áreas de conhecimento, com 45 questões cada, totalizando de 180 questões, além da redação:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Redação (Dissertativa-Argumentativa);
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

No último Enem, os candidatos tiveram 5h30min para realizar provas objetivas dos conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação, no primeiro dia; enquanto no segundo dia, tiveram 4h30min para os exames de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

Acompanhe as atualizações sobre o Enem em nosso site e prepare-se com o Mega!

 

 

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431