FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

ENEM 2020


As provas  do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro, dois domingos consecutivos. O formato das provas será o mesmo do Enem 2019, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.

A maior novidade do Enem 2020 será a aplicação de provas digitais, ou seja, os estudantes poderão fazer o exame pelo computador. No primeiro ano do projeto piloto, até 50 mil estudantes de 15 capitais irão fazer as provas digitais nos domingos 11 e 18 de outubro.

As capitais que receberão a prova no formato digital em 2020 serão Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Segundo o Inep, o valor da inscrição será o mesmo para os dois modelos.

A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas. A medida visa, a longo prazo, reduzir custos de impressão.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), participar de seleções em instituições de educação superior em Portugal e, além disso, diversas faculdades brasileiras já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O que estudar?

No Enem, são abordadas cinco áreas do conhecimento:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Redação (Dissertativa-Argumentativa);
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

No primeiro dia, os candidatos têm 5h30 para realizar provas objetivas dos conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação; enquanto no segundo dia, são 4h30 destinadas aos exames de múltipla escolha de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

Acompanhe as atualizações sobre o Enem em nosso site e prepare-se com o Mega!

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431