FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

31 99907-4531

Concurso

Estudar por conta própria pode te levar à aprovação?

Para quem tem o objetivo de virar concurseiro, isto é, dedicar a sua vida aos estudos para passar em um concurso público, uma das primeiras questões a ser levada em conta é que é preciso ter muita disciplina e estar preparado para longas horas de estudo e dedicação. Na grande maioria das vezes, esse caminho é percorrido a longo prazo, pois há candidatos que tentam durante anos até conseguir uma vaga.

Outro detalhe importante é definir como serão os estudos. Se o candidato prefere estudar sozinho e adquirir os materiais por conta própria ou se quer investir em cursos e aulas preparatórias. Para alguns, pode surgir a dúvida: qual dos dois métodos vale mais a pena e garante o êxito nas provas de concursos? Tudo vai depender do próprio candidato.

As duas alternativas possuem seus ônus e bônus, e vai depender de como o estudante encara o formato que optou para seus estudos. De qualquer maneira, mesmo que a pessoa frequente os cursos preparatórios, ela deve estar disposta a complementar os estudos em casa, com materiais de apoio. Um candidato mais preparado é aquele que está disposto a estudar além do cursinho, que é onde ele aprende o conteúdo, mas a consolidação dos conhecimentos se dá em casa, com o candidato buscando conteúdos extras por conta própria.

A escolha pelo método deve considerar as preferências do candidato, isto é, se seus estudos rendem mais sozinho ou em grupo. A atitude individual de cada um é que irá determinar o seu diferencial, seja estudando individualmente, seja estudando em cursinhos preparatórios. Quanto maior a dedicação e concentração, maior o desempenho e vice-versa.

Para facilitar na escolha de quem ainda tem dúvidas das vantagens e desvantagens de estudar sozinho ou em cursos, abaixo seguem alguns comentários sobre cada método:

Estudando por conta própria

Com todo o aparato tecnológico à disposição, o que não faltam são recursos para incrementar os estudos individuais. Porém, a pesquisa deve ser realizada com responsabilidade, pois há muito conteúdo sem confiança na internet. O candidato que optar por estudar em casa poderá ter acesso a fóruns, cursos por EAD, questões comentadas, artigos de referência, livros acompanhados de CD-Rom ou PDF, livros, etc.

Além disso, quem opta pelos estudos individuais pode – e deve – se apoiar nas apostilas dos concursos, mas é necessário também ter cuidado quanto à segurança e confiabilidade do material disponível, uma vez que é comum encontrar materiais com erros de edição e de conteúdo. Para não errar na hora de adquirir uma apostila e ter certeza de que ela é confiável, o concurseiro deve buscar editoras que já sejam consolidadas no mercado.

Estudar em cursos preparatórios

Os cursinhos são uma ótima uma alternativa para quem prefere os estudos em conjunto e acredita que assim aprende melhor. Porém, não é garantia de aprovação somente o fato de frequentar cursinhos, por melhor que possam ser. Como já comentado, o que garantirá o diferencial no desempenho do candidato será a sua dedicação aos estudos, não se limitando apenas às horas em aulas.

Os cursos preparatórios também auxiliam a dar um norte para a rotina de estudos do candidato. Durante as aulas, ele poderá detectar em quais matérias precisa dar mais atenção e quais já está dominando, assim como traçar um planejamento de estudos e conteúdos a serem vistos. Após detectadas essas questões, é hora de aprofundá-las nos estudos em casa.

A escolha do método de estudo é importante, mas o que determina o êxito ou não do candidato é o próprio desempenho, o quanto ele se dedica e se aprofunda nas matérias. Sendo assim, não há método mais eficaz e sim qual método se adapta melhor ao estilo e objetivo do concurseiro.

Ache Concursos

 


Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431