FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

31 99667-5531

Concurso

Instituto Rio Branco (IRBr) – Ministério das Relações Exteriores

O Cesbraspe (antigo Cespe/UnB) divulgou o resultado final da primeira fase do Concurso Diplomata 2016 do Ministério das Relações Exteriores, bem como as alterações nos gabaritos oficiais.

Junto com o resultado, foi divulgado o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros. A verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros será realizada no período provável de 2 a 4 de setembro. Também foi reaberto o prazo para que os candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas aos negros possam, se assim desejar, desistir dessa opção. Neste caso, será necessário acessar o site do organizador até as 18 horas desta quinta, 25, para fazer a alteração.

A prova objetiva valeu 73 pontos e para obter a aprovação foi necessário conseguir, no mínimo, 29,25.

A segunda etapa será uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para dia 17 de setembro. A terceira fase será composta por avaliações discursivas de História do Brasil e Língua Inglesa (18 de setembro), Geografia, Política Internacional e Noções de Economia (24 de setembro), Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro), além de uma prova objetiva de Espanhol e Francês, também no dia 25 de setembro.

Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem a nota mínima de 360 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas. Os 30 primeiros colocados irão ingressar no cargo de terceiro secretário, recebendo remuneração de R$15.005,26. Eles passarão pelo Curso de Formação do Instituto Rio Branco, com duração de um ano e meio, realizado em Brasília.

O resultado final do concurso será divulgado na data provável de 16 de dezembro e a validade do mesmo será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação. A seleção, que reuniu 4.925 inscritos, visa ao preenchimento de 30 vagas de diplomata.

O prazo de validade do concurso será de apenas 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.

Prova e Gabarito

Alteração do Gabarito

Resultado Final – Primeira Fase

 


 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431