FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

31 99915-7431

Concurso

Não deixe o excesso de tecnologia atrapalhar os estudos

A maior parte dos concurseiros não dedica seu tempo integral aos estudos. Eles precisam trabalhar ou até mesmo terminar sua formação. Já falamos sobre a importância da administração do tempo, mas algumas pessoas, na verdade, têm problemas em outra esfera… O que atrapalha a muitos é a divisão do tempo dos estudos em relação aos momentos dedicados ao uso das tecnologias. Por vezes, o apelo das redes sociais é irresistível. Hoje, elas podem ser acessadas por meio de diversas plataformas, praticamente de qualquer lugar. E podem configurar o maior entrave à preparação adequada. Apesar de serem ferramentas úteis de informação e lazer, e para alguns de trabalho, é preciso ter cuidado para que não haja conflitos e a tecnologia atrapalhe a preparação para o concurso.

Quem nunca, ao menos uma vez, se surpreendeu com a quantidade de horas que já estava sentado diante do computador? Passou boa parte do dia a nevegar, sem se dar conta do tempo perdido? Tal uso exagerado pode causar mal à saúde, provocando desde LER (Lesão por Esforço Repetitivo), problemas circulatórios (como varizes), estresse, deficiências de visão e comprometer a vida social. E pode, claro, roubar preciosos minutos de preparação para os concursos. Para contribuir com o seu foco, a FOLHA DIRIGIDA preparou algumas dicas de como afastar a atenção dessas “tentações” nas horas que, em tese, deveriam ser dedicadas aos estudos.

1 . Computador: programe o seu uso e desligue o desnecessário
É necessário auto-controle, porém há programas que restringem o acesso a sites a algumas horas do dia, bloqueando temporariamente. Quem utiliza o Firefox para navegar poderá recorrer à extensão LeechBlock para eliminar essas distrações virtuais. Já para o Google Chrome pode instalar o plugin StayFocusd e dizer adeus à procrastinação. Caso não esteja esperando nenhuma notícia importante, é recomendado desligar os telefones (fixo e celular) e claro, se afastar do messenger, que a toda hora interfere em suas atividades.

2 . Aproveite melhor o seu tempo…
Quanto tempo você gasta navegando na internet e em redes sociais? Comece a controlar e estabelecer horários para o uso dessas páginas. E mais: em boa parte dos casos, há comunidades virtuais para concursos na internet, onde candidatos trocam experiências e dicas sobre seus estudos. Neste caso, se não há como eliminar as redes sociais da sua vida, faça com que, ao menos, essa interação seja mais produtiva…

3 . Fone de ouvidos
Se você não tem tempo de estudar em casa e passa muito tempo na rua, aproveite alguns minutos para estudar. Às vezes é possível estudar no ônibus ou no carro, enquanto vai para o trabalho. Se seu recanto de dedicação não é tão calmo e silencioso, com interferência barulhenta de crianças, por exemplo, uma dica é apelar para fones de ouvidos. Lembre-se, é claro, de encontrar a música certa para o seu trabalho, ou seja, que não o distraia tanto quanto a conversa dos colegas. Usar fones de ouvido pode ajudar a criar a sensação de que o espaço ao redor foi reduzido e ajudará a manter o seu foco no que está à sua frente. Músicas apenas instrumentais – sem letras – podem ajudar a evitar a tentação de acompanhar o refrão… E caso a música esteja atrapalhando, experimente ruído branco ou até mesmo deixe os fones desligados, caso se sinta melhor assim.

4 . Desktop exclusivo
Alguns aproveitam para estudar no computador, com materiais online ou digitais. Divida seu desktop criando uma outra conta de acesso. Nesta parte, você deve instalar apenas o essencial e bloquear os sites que possam te atrapalhar. Dessa forma, você não terá nem metade das distrações que costuma ter, já que não haverá serviços configurados com seus perfis.

5 . Psicologia da recompensa
Proponha uma recompensa pelo seu esforço. Por exemplo: depois de X horas de estudos, ou de uma quantidade de matéria vista, você pode acessar um tempo a mais do seu e mail ou redes sociais. Esse é um método bastante utilizado por pais para controlar o tempo de acesso de seus filhos crianças ou adolescentes. Mas, atenção: se começar a perceber que o trabalho está perdendo espaço para a recompensa, esse método não serve para você.

Por Carol Danelli – carolina.danelli@folhadirigida.com.br

Fonte: Folha Dirigida

 


Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431