FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

Polícia Civil de Minas Gerais – Perito


Se você está estudando para o concurso para Policial Civil de Minas Gerais, é importante continuar, inclusive aproveitando esse período de isolamento social. A instituição está na fase de estudos técnicos para divulgar o edital do novo concurso para o cargo de Perito Criminal em 2020, devido ao grande déficit no quadro funcional.

Dentre os 7 concursos públicos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado de Minas Gerais para 2020, o orçamento autorizado para a Polícia Civil é o maior de todos, cerca de 5 milhões de reais, visando preencher os cargos de Perito Criminal e Médico Legista.

O novo concurso irá contemplar cargos das carreiras de Perito Criminal, Médico Legista,  Analista e Técnico Administrativos. São as mesmas carreiras que tiveram 1.497 vagas oferecidas no concurso de 2013.

A criminalidade está em queda em Minas Gerais desde 2017. Segundo o general Mário Lúcio Alves, Secretário de Justiça e Segurança Pública, esse fato é o reflexo do alto nível técnico da equipe de trabalho e a integração das forças de segurança pública. Também afirmou que a ideia é reforçar aquilo que dá certo.

Sobre o tema, o Secretário informou que já há conversas com o secretário de Estado de Planejamento. Ele afirma que na medida do possível, os concursos serão abertos para essas forças, para a recomposição dos quadros e para manter a capacidade de entrega, sem abrir mão dos indicadores.

No comparativo com 2018, o número de homicídios teve redução de 14,29%. No caso dos roubos, os dados evidenciam uma queda de 30%. Apesar dos números, o Secretário de Justiça e Segurança admite que há um déficit de pessoal nas polícias Civil e Militar que precisa da atenção do Governo do Estado.

Carreira

A carreira de Policial Civil está demandando uma nova onda de concursos em todo o país. São 8.566 vagas oficialmente autorizadas só nos estados do Paraná, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

Peritos Criminais são responsáveis por analisar autenticidade de documentos e de vestígios materiais de cenas de crime e acidentes; examinar drogas apreendidas.

Se você tem o nível superior em qualquer área de formação e é admirador da atuação dos peritos, pode começar a se preparar o quanto antes para o concurso. A remuneração inicial é de R$ 8.874,60, além de benefícios extras, como a progressão na carreira.

Último concurso

Realizado em 2013, o último concurso para Perito da Polícia Civil de Minas Gerais ofereceu 95 vagas. A banca organizadora foi a Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) e a Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL ).

Os candidatos passaram pelas seguintes etapas: Prova Objetiva; Avaliação Psicológica; Exames Biomédicos e Biofísicos; Investigação Social; Curso de Formação Policial (Aspirantado).

A prova objetiva abordou os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa (10); Matemática (10); Noções de Criminalística (10); Noções de Medicina Legal (10); Noções de Contabilidade (8); Noções de Informática (7); e Direitos Humanos (5).

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431