Concurso

Policial Penal de Minas Gerais (Agente Penitenciário)


As provas do concurso Polícia Penal de Minas Gerais foram aplicadas no domingo, dia 13 de março de 2022, como previsto, e os gabaritos preliminares já foram divulgados pela banca organizadora, o Instituto Nacional de Seleção e Concursos –  Selecon.

A Secretaria de Estado de Justiça e Defesa Social de Minas Gerais – Sejusp comunicou que ao todo foram 209.913 inscritos, muito além da expectativa inicial de 100.000, para preencher 2.420 vagas de Policial Penal. Serão 1.944 para homens e 476 para mulheres, com 10% do total de vagas destinados para candidatos com deficiência.

Para tomar posse no cargo de Policial Penal, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e também deve ter concluído o ensino médio de escolaridade. A remuneração inicial é de R$ 4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, que pode ser cumprido em escala de plantão.

As etapas do concurso são:

– Prova Objetiva (60 questões);
– Redação;
– Prova de Avaliação Psicológica e Psicotécnica;
– Exames Médicos;
– Prova de Condicionamento Físico (TAF);
– Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (Investigação Social);
– Curso de Formação Técnico-Profissional.

Será classificado quem conseguir o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina. Já a redação será sobre tema fornecido no momento da aplicação, com 20 a 30 linhas, e serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem a pontuação mínima e que estejam dentro do limite equivalente a 5 vezes o número de vagas do concurso. 

A prova de aptidão física exigirá os exercícios a seguir:

– Teste de flexão em barra fixa;
– Teste de flexão abdominal;
– Teste de impulsão horizontal;
– Teste de flexão de braços no solo;
– Teste de corrida de 12 minutos.

No ato da inscrição o candidato irá escolher a cidade que fará as provas, entre Belo Horizonte, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.

O concurso Polícia Penal será geral, pois as oportunidades serão distribuídas exclusivamente por quadro setorial e as nomeações ocorrerão à critério da Administração Pública, assim, o aprovado pode ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do Estado.

Os classificados em todas as etapas serão convocados para o curso de formação, em duas chamadas para o curso: a primeira com os classificados de 1ª a 1.249ª colocação, a segunda com os classificados de 1.250ª a 2.497ª colocação.

Os novos Agentes de Segurança Penitenciária deverão ser nomeados como Policial Penal, pois a PEC nº 53/2020, que formaliza a transformação da carreira, está na fase de parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, que em dezembro de 2020 publicou a aprovação pela constitucionalidade, legalidade e juridicidade.

 

  • Cursos
  • Curso: Polícia Penal de Minas Gerais

    Nível: Médio

    Turno: -

    Início:

    Aulas: Online

    Tipo: Online

 

Provas Online

Secretaria de Estado de Defesa Social/MG Agente de Segurança Penitenciário 02/12/2012
Secretaria de Estado de Defesa Social/MG Agente de Segurança Penitenciário 11/11/2007
Secretaria de Estado de Defesa Social/MG Agente de Segurança Penitenciário 21/12/2014

 

Informações
Inscrições

22/10/2021 até 21/11/2021

Data da Prova

13/03/2022

Vagas

2.420 vagas

Remuneração

R$4.631,25

Organizadora