O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) formou a comissão para acompanhar, fiscalizar e realizar o próximo concurso público, com oferta de vagas para Analista de Seguridade Social, Técnico de Seguridade Social e Médico da Área de Seguridade Social.
O próximo passo é a escolha da banca organizadora, mas a expectativa é que o concurso ocorra ainda em 2021. O quantitativo de vagas deverá ser definido somente após estudos técnicos da Comissão.
O cargo de Analista de Seguridade Social demanda do candidato o Curso de graduação em Administração ou Tecnologia em Gestão Pública ou Ciências Contábeis ou Estatísticas ou Ciências Econômicas ou Ciências Atuariais ou Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ou Biblioteconomia + Registro no respectivo Conselho de Classe + Certidão de regularidade expedida pelo órgão de fiscalização do exercício da profissão.
Já o Técnico de Seguridade Social deverá apresentar diploma de conclusão de ensino médio + Curso Técnico em área específica.
O cargo Médico da Área de Seguridade Social exige diploma de Curso Medicina + Registro no respectivo Conselho de Classe + Títulos de especialidade médica reconhecidos por convênio entre o Conselho Federal de Medicina – CFM, Associação Médica Brasileira – AMB, e a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, equivalem à pós graduação lato sensu.
Analista de Seguridade Social: Planejar, desenvolver e coordenar atividades ligadas à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de processos e serviços ligados à gestão institucional. Executar e coordenar programas e projetos estratégicos, identificando e promovendo soluções de problemas de natureza técnica, administrativa e operacional. Analisar e acompanhar elaborando ou atendendo indicadores de processo e de resultados. Promover a interface entre as áreas e profissionais responsáveis por projetos, definindo processos, métodos de controle, gerindo pessoas e avaliando as necessidades de recursos institucionais. Atuar de forma independente e autônoma, pesquisando e desenvolvendo soluções para alcance das metas cumprindo e fazendo cumprir os prazos, atendendo e definindo requisitos de qualidade inerentes ao produto e/ou serviço
Técnico de Seguridade Social: variável conforme a especialidade definida no edital.
Médico da Área de Seguridade Social: Funções pertinentes ao exercício da Medicina nas unidades de atenção à saúde do IPSEMG, realizando exames, diagnósticos, prescrevendo e ministrando tratamentos para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo e aplicando os métodos e protocolos da Medicina aceitos e reconhecidos cientificamente, praticar atos cirúrgicos, e correlatos; emitir laudos e pareceres participar de processos educativos e de vigilância em saúde; praticar atos de gestão em processos de trabalho considerando a especialidade médica.
O último concurso do IPSEMG foi organizado pela banca IBFC em 2014 e ao todo, foram ofertadas 698 vagas para cargos de nível médio/técnico e superior. As remunerações ofertadas variaram entre R$ 887,81 e R$ 4.472,93, no entanto, ainda podem receber acréscimo no salário com gratificações e adicionais de insalubridade.
Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva de múltipla escolha foi composta de 50 questões distribuídas por disciplinas, sendo que cada questão teve 4 alternativas de resposta, com uma única resposta correta.
A prova objetiva teve caráter eliminatório e classificatório e abordou os seguintes conhecimentos dos candidatos:
– Analista de Seguridade Social e Técnico de Seguridade Social: Língua Portuguesa, Legislação Básica e Conhecimentos Específicos.
– Médico da Área de Seguridade Social: Língua Portuguesa, Saúde Pública, Legislação Básica e Conhecimentos Específicos.
O regime de contratação foi o de estatutário, que garante a estabilidade. A validade do concurso foi de dois anos, com chance de ser prorrogado por igual período.