Concurso

Exame OAB


Ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil é muito importante para os Bacharéis em Direito, já que um dos pré-requisitos para advogar no Brasil é obter essa aprovação.

O edital do 44° Exame de OAB será publicado no dia 30 de abril de 2025. As inscrições poderão ser feitas no período de 5 a 12 de maio de 2025. Já a repescagem do edital anterior terá período de inscrição de 14 a 21 de julho de 2025.

A prova da PRIMEIRA FASE está programada para o dia 17 de agosto de 2025, das 13h às 18h, com 80 questões de múltipla escolha, apresentadas aos bacharéis com base em situações hipotéticas, para que se apresente a melhor situação jurídica. Não é permitida a consulta a materiais nessa fase, somente na segunda. Para passar para a segunda fase, é necessária a taxa de acerto de, no mínimo, 50% das questões.

O conteúdo da prova da primeira fase é composto por:

Grupo A (38 questões)

– Ética Profissional – 08 questões
– Direito Civil – 06 questões
– Processo Civil – 06 questões
– Direito Constitucional – 06 questões
– Direito Penal – 06 questões
– Processo Penal – 06 questões

 Grupo B (24 questões)

– Direito Administrativo – 05 questões
– Direito do Trabalho – 05 questões
– Processo do Trabalho – 05 questões
– Direito Tributário – 05 questões
– Direito Empresarial – 04 questões

Grupo C (18 questões)

– Direitos Humanos – 02 questões
– Direito Internacional – 02 questões
– ECA – 02 questões
– Direito Ambiental – 02 questões
– Direito do Consumidor – 02 questões
– Filosofia do Direito – 02 questões
– Direito Previdenciário – 02 questões
– Direito Financeiro – 02 questões
– Direito Eleitoral – 02 questões

A SEGUNDA FASE consiste na prova prático-profissional, que está programada para o dia 19 de outubro de 2025. Com caráter subjetivo, essa prova é composta por questões dissertativas e uma peça processual.

A primeira metade da prova é composta por 4 perguntas, cada uma valendo 1,25 com alguma situação-problema a ser resolvida pelos examinandos em um espaço de, no máximo, 30 linhas, dentro da matéria escolhida.

A segunda metade da prova é a peça, que representa a própria atuação no exercício da advocacia. Um caso prático será relatado e deverá ser redigida à mão a petição/recurso cabível ao caso, com a estrutura necessária e ordem de fatos pedidos e causa de pedir. A prova tem duração de 05 horas.

Preparo

Uma importante tática na hora de estudar para a primeira fase da prova OAB é incorporar a resolução de questões e simulados em sua rotina de estudos. Também ajuda a conhecer a banca organizadora responsável pelo Exame de Ordem, a Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Das 20 disciplinas, note que as do Grupo A são as que têm maior volume de questões (47,5%), enquanto as do Grupo B têm 30% das questões. Somando somente esses dois grupos e suas 11 disciplinas, tem-se quase 80% da prova.

Por ser uma prova objetiva e bastante extensa, é possível que o examinando seja aprovado sem ter um conhecimento significativo sobre todas as matérias aplicadas. O mais importante é dar mais atenção aos conteúdos  de maior peso.

A segunda fase da prova da OAB demanda conhecimentos específicos a respeito de uma única matéria, que será previamente escolhida por cada um dos examinandos no ato da inscrição.

Daí a importância de escolher uma matéria com base nos conhecimentos adquiridos durante a graduação. No entanto, por mais difícil que parecer essa fase, alguns comportamentos podem melhorar as suas chances. Vamos a algumas dicas:

1. Adquirir um Vade Mecum temático, direcionado para a área a ser prestada, já que o acadêmico pode usá-lo para consulta durante a prova.
2. Fazer as marcações permitidas no Vade Mecum, para facilitar a consulta, lembrando-se de obedecer as regras que estão no edital, como a de não remeter à identificação de peças.
3. Alimentar-se antes da prova, com refeição leve, e usar roupas e calçados confortáveis durante a prova. Não tomar muito líquido antes e durante, para evitar muitas interrupções.
4. Por fim, saiba administrar o tempo da prova para melhor aproveitamento. Uma dica é usar a primeira hora para identificar a peça e as teses, em um rascunho, sem desenvolvê-las neste momento. Passe para as questões e use 2 horas para resolvê-las. Assim, você terá 2 horas para a confecção da peça diretamente na folha de resposta, pois o tempo pode ficar curto para passar a limpo,

Em último caso, não existe limite de tentativas para a realização da prova da OAB, que pode ser feita quantas vezes forem necessárias até a aprovação, contanto que faça novamente a 1ª fase, pois só é permitido usar a repescagem uma única vez.

 

  • Cursos
  • Curso: OAB - Exercícios e Revisão Grupos A / B

    Nível: Superior

    Turno: Noite

    Início: 04/06/2025

    Aulas: Segunda e quarta-feira

    Tipo: Presencial