Concurso

Banco Central do Brasil – Bacen


A organizadora do concurso do Banco Central do Brasil – BACEN, o Cebraspe, comunicou o adiamento das provas objetiva e discursivas que estavam previstas para o dia 19 de maio de 2024, devido às fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A nova data ainda não foi definida.

As provas discursivas serão compostas de uma dissertação acerca de atualidades (40 linhas) e uma questão dissertativa com situação-problema acerca de conhecimentos específicos (80 linhas). Também haverá a realização de sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos.

A segunda etapa será composta pelo Programa de Capacitação (Procap), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe. A carga horária do programa será de até 160 horas, sendo 120 horas-aula a distância, quatro horas para a aplicação de provas e 36 horas para seminário de integração.

As provas objetivas serão compostas por 50 questões de Conhecimentos Básicos (25 de Língua Portuguesa, 10 de Noções de Lógica e Estatística, 5 de Direito Administrativo, 10 de fundamentos de microeconomia e macroeconomia) e 70 questões de Conhecimentos Específicos.

O edital oferece 100 vagas de nível superior, com formação em qualquer área, para o cargo de Analista, distribuídas entre as áreas de Tecnologia da Informação (50) e Economia e Finanças (50). O salário inicial é R$ 20.924,80.

As inscrições foram realizadas no período de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2024, no endereço eletrônico da banca organizadora, o Cebraspe, com pagamento da taxa de R$ 150,00. Inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea puderam requerer isenção da taxa no período de inscrição.

Os candidatos serão lotados nos departamentos do BC, de acordo com critérios do banco, e terão exercício em Brasília (DF).