FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

Banco Central do Brasil – BACEN


O concurso do Banco Central do Brasil (Bacen) teve novas movimentações no Ministério da Economia. A solicitação de concurso para o preenchimento de 260 vagas no quadro de servidores efetivos do órgão está em análise na Divisão de Concursos Públicos. Com cerca de 40% de cargos vagos, a recomposição da mão de obra na instituição é mais do que necessária.

As novas movimentações indicam que o edital do concurso Bacen será publicado nos próximos meses. São aguardadas 200 vagas para o cargo de Analista, 30 vagas para Técnico e 30 vagas para Procurador do Banco Central.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) tem reforçado à diretoria do Bacen a necessidade da realização de novos concursos para o órgão. Analisando os dados disponibilizados nos relatórios do Bacen, é possível verificar que as vacâncias de cargos do órgão tem aumentado nos últimos anos.

Para candidatar-se a Analista do Bacen, é necessário o diiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o Técnico do Bacen, é necessário o certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida oficialmente pelo órgão competente.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou em solenidade pelos 100 dias de governo, o envio de um projeto de lei que institui a autonomia do Banco Central do Brasil. A medida tramitará em conjunto com outras propostas que já estão em discussão no Congresso Nacional, dentre elas o projeto de autoria do deputado Rodrigo Maia.

A depender do desenho institucional da autonomia do Banco Central aprovado pelo Congresso, a instituição poderá ter mais liberdade para definir sua gestão de recursos humanos, inclusive com a realização de novos concursos.

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431