Concurso

Marinha Mercante – Escolas de Formação de Oficiais (Efomm)


Foram divulgados os gabaritos do concurso da Marinha Mercante, visando o preenchimento de 285 vagas em nível de escolaridade médio, para as Escolas de Formação de Oficiais (EFOMM), com remunerações iniciais de até R$1.176,00.

Para ter acesso às provas e aos gabaritos, clique aqui.

As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:

170 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro-RJ;
115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém-PA.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, em que foram abordados os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Física e Redação.

Nas outras etapas, os convocados serão submetidos a prova psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação/verificação de documentos.

Sobre o curso de formação

Os recrutas, aprovados no concurso da Marinha Mercante para ingresso nas Escolas de Formação de Oficiais, terão direito a remuneração de R$1.176, alojamento, alimentação, uniformes, roupa de cama e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa.

A Marinha Mercante oferece opções de cursos em duas áreas: náutica ou máquinas. Na primeira, os recrutas aprendem sobre manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo. Já a segunda prepara para condução e manutenção das instalações de máquinas de navios.

São três anos de formação acadêmica em regime de internato, seguida por um período de estágio, a bordo de embarcações mercantes (um ano para o curso de náutica e seis meses para o de máquinas).

Após a formatura, os militares recebem diploma de Bacharelado em Ciências Náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de Segundo Tenente.