No último domingo, 2 de setembro, cinco pessoas foram presas em Montes Claros, tentando fraudar o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais.
Com provas em várias cidades, o certame visa selecionar 1.560 soldados para o Curso de Formação de Soldados da PM em 2019.
Um homem de 29 anos foi flagrado, no Campus Funorte JK, com um cartão magnético para transmissão de áudio e um ponto eletrônico no ouvido direito.
Após identificar as irregularidades, a Polícia Militar questionou o candidato e chegou ao nome do mentor do esquema, que teria cobrado R$10 mil aos interessados em receber o gabarito da prova. Na casa do acusado foram encontrados dispositivos eletrônicos receptores, um aparelho celular e uma central de circuito interno de TV.
Também foram presos outros três membros do esquema, com materiais idênticos ao primeiro suspeito. Dois foram presos na Unimontes e o terceiro, que teria recebido R$2 mil para repassar as respostas aos demais, fazia a prova no Colégio Tiradentes.
Segundo o Coronel Evandro Borges, comandante da 11ª Região da Polícia Militar, o concurso continua válido e não foi prejudicado pelo esquema.