Concurso

Exame OAB


Está em andamento o 42º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, com provas prático-profissionais (2ª fase) previstas para serem aplicadas no dia 16 de fevereiro de 2025.

A preparação para as questões discursivas tende a ser teórica e prática, assim como foi a preparação para a 1ª fase. A diferença é que os conhecimentos são mais aprofundados. Além disso, há redação de textos e deve-se ter cuidado com as formalidades da Língua Portuguesa e com o Português Jurídico.

Essa fase do Exame OAB é composta por uma peça profissional (5 pontos) e por quatro questões discursivas, valendo 1,25 pontos cada. Para ser aprovado nesta etapa, o examinando deverá obter um aproveitamento mínimo de 60% na pontuação total da avaliação, ou seja, 6 pontos ou mais. 

As questões discursivas do Exame OAB são do tipo “situações problema”, bem detalhadas. O examinando deverá apresentar as melhores soluções utilizando os seus conhecimentos jurídicos contextualizados, de forma objetiva.

A questão discursiva apresenta divisão em letras A e B, nas quais a pontuação total é distribuída. O examinado terá apenas 30 linhas para elaborar a resposta para cada questão, por isso é importante estruturar o conteúdo da resposta.

Como as questões discursivas são mais curtas e mais simples, normalmente a atenção do examinado seja inicialmente voltada para elas, deixando a peça profissional para o fim. Porém, como o nosso subconsciente trabalha enquanto estamos fazendo outras coisas, é importante ler o enunciado da peça, antes de passar para as questões discursivas.

Outra dica importante é não abusar de citações, pois as respostas devem ser fundamentadas. O examinado pode parafrasear artigos para desenvolver a fundamentação. Mesmo que possa ser usado material de consulta, nem sempre virá à memória aquele artigo importante, neste caso, é suficiente que seja feita uma contextualização, informando o dispositivo legal onde ele pode ser encontrado. Cite todos, caso possa ser encontrado em vários.

Algumas dicas importantes:

– Procure ler os enunciados com bastante atenção, para não se equivocar no desenvolvimento das respostas.

– Pratique as respostas com base em provas anteriores, tanto para desenvolver o texto, quanto para respeitar o limite de 30 linhas e o tempo de prova.

– Organize os seus materiais específicos de consulta com antecedência, lembrando que são permitidas algumas modificações, como uso de marca textos, traço ou remissão a artigos ou à lei; separação de códigos com clipes; uso de separadores de códigos fabricados por editoras com remissão a dados do Direito ou das leis.

– Faça um curso preparatório para ter dicas de professores experientes, que vão ajudar o examinado com sua experiência profissional, inclusive com as tendências da FGV, direcionando para os tópicos mais importantes e potencializando os estudos.