Concurso

Guarda Municipal de Betim – MG


A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou que o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi a empresa vencedora da licitação para organizar o concurso para a Guarda Municipal. O próximo passo será a publicação do edital, que é esperado ainda no primeiro semestre de 2020.

Foram divulgadas informações que o certame pretende preencher de imediato 60 vagas , sendo 57 para homens e 3 para mulheres, além de formar cadastro de reserva. Atualmente a remuneração inicial é de R$ 1.824,78, segundo o portal da transparência, podendo chegar a mais de 3 mil reais, com os acréscimos. A exigência é de nível superior completo em qualquer área de formação.

O Plano Municipal de Segurança Pública, que foi publicado no fim do ano passado, objetiva fortalecer a Guarda Municipal com o preenchimento de 120 vagas, dobrando, portanto, as vagas inicialmente oferecidas. Isso se faz necessário pela demanda crescente por segurança no município. Além disso, há a intenção da criação de um plano de carreira e a construção de um quartel próprio.

Informações sobre o conteúdo programático ainda não foram divulgadas, mas a expectativa é que este concurso seja semelhante ao anterior, com as seguintes etapas de caráter eliminatório e classificatório:

1ª Etapa – Provas objetivas com 40 questões de múltipla escolha;
2ª Etapa – Provas discursivas: uma dissertação;
3ª Etapa – Avaliação de títulos;
4ª Etapa – Prova prática de capacitação física;
5ª Etapa – Avaliação psicológica com análise de perfil para o cargo;
6ª Etapa – Investigação social;
7ª Etapa – Exame médico ocupacional;
8ª Etapa – Curso de formação.

Último Concurso 

A última seleção da Guarda Municipal de Betim-MG ocorreu em 2011. Foram ofertadas 101 vagas para sexo masculino, sendo 9 para pessoas com deficiência, enquanto as vagas para o sexo feminino foram destinadas à formação de cadastro reserva.

A remuneração inicial era na época R$1.022,64. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com os conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções em Informática e Conhecimentos em Legislação. Além disso, houve prova de títulos, teste de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social, exames médicos, além de curso de formação.