Concurso

IBAMA


A ministra do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Marina Silva, anunciou a autorização do novo concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, com 260 vagas de nível superior, para os cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo, com vencimento inicial de R$ 8.817,70.

O presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, já Havia se pronunciado sobre a carência de servidores do órgão e divulgado que já havia feito um pedido de autorização para o concurso.

Já existe uma comissão interna para os preparativos do próximo edital.  Está em pauta um conjunto enorme de medidas no âmbito interno, com a reestruturação do Ibama. Atualmente, o instituto conta com apenas 53% do quadro de funcionários preenchidos e a carência deve se tornar ainda maior, pois há 470 servidores com idade para se aposentar. Só este ano, o IBAMA perderá mais 200 servidores.

O Presidente da República e a Ministra Marina Silva apresentaram a 5ª fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAm). Entre as metas consta a contratação de 1.600 Analistas Ambientais até 2027, cujas vagas serão para o Ibama, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Para viabilizar esse novo concurso, o Ibama trabalha para a transformação da maioria dos seus cargos de nível médio em nível superior. A proposta é transformar os 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo (nível médio) em 379 cargos de Analista Administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), sem que isso represente aumento de recursos.

O edital precisa ser publicado este ano para contribuir com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais estratégias do governo federal. A meta da nova gestão do Ibama é cortar pela metade o volume do desmatamento ilegal registrado no ano passado, na Amazônia e demais áreas do País.

 

  • Cursos