Concurso

IBAMA


O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Rodrigo Agostinho, tornou pública a carência de servidores do órgão e divulgou que já foi feito um pedido de autorização para um próximo concurso público.

Ele já revelou em uma entrevista que a publicação do edital acontecer entre abril e maio de 2024 com oferta de vagas para nível médio e superior. Além disso, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sinalizou que novos concursos para o Ibama podem ser autorizados.

Já existe uma comissão interna para os preparativos do próximo edital.  Está em pauta um conjunto enorme de medidas no âmbito interno, com a reestruturação do Ibama. Atualmente, o instituto conta com apenas 53% do quadro de funcionários preenchidos e a carência deve se tornar ainda maior, pois há 470 servidores com idade para se aposentar. Só este ano, Ibama perderá mais 200 servidores.

O Ibama busca a autorização para um novo concurso com 2.408 vagas, para cargos de nível superior, em qualquer área, distribuídos da seguinte forma: 1.503 vagas para Analista Ambiental e 905 vagas para Analista Administrativo. As remunerações serão em torno de R$10.000,00, com os reajustes anunciados pelo governo.

Para viabilizar esse novo concurso, o Ibama trabalha para a transformação da maioria dos seus cargos de nível médio em nível superior. A proposta é transformar os 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo (nível médio) em 379 cargos de Analista Administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), sem que isso represente aumento de recursos.

O edital precisa ser publicado este ano para contribuir com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais estratégias do governo federal. A meta da nova gestão do Ibama é cortar pela metade o volume do desmatamento ilegal registrado no ano passado, na Amazônia e demais áreas do País.

O Presidente da República e a Ministra Marina Silva apresentaram a 5ª fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAm). Entre as metas consta a contratação de 1.600 Analistas Ambientais até 2027, cujas vagas serão para o Ibama, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O governo federal entende que, para que os objetivos do eixo “monitoramento e controle ambiental” sejam alcançados, é essencial que sejam fornecidos recursos humanos, tecnológicos, organizacionais e logísticos. Para isso, uma das ações mais importantes de todo o PPCDAm é a realização de concursos públicos a fim de contratar servidores para monitoramento e atuação em regiões críticas para combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, e fornecimento de cursos e eventos para capacitação dos servidores públicos.

 

  • Cursos
  • Curso: Conhecimentos Básicos para Técnico Ambiental

    Nível: Médio, Técnico

    Turno: -

    Início:

    Aulas: Online

    Tipo: Online

  • Curso: Conhecimentos Básicos para Analista Administrativo e Analista Ambiental

    Nível: Superior

    Turno: -

    Início:

    Aulas: Online

    Tipo: Online