FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

IPSEMG


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) formou a comissão para acompanhar, fiscalizar e realizar o próximo concurso público, com oferta de vagas para Analista de Seguridade Social, Técnico de Seguridade Social e Médico da Área de Seguridade Social.

O próximo passo é a escolha da banca organizadora, mas a expectativa é que o concurso ocorra ainda em 2021.  O quantitativo de vagas deverá ser definido somente após estudos técnicos da Comissão.

O cargo de Analista de Seguridade Social demanda do candidato o Curso de graduação em Administração ou Tecnologia em Gestão Pública ou Ciências Contábeis ou Estatísticas ou Ciências Econômicas ou Ciências Atuariais ou Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ou Biblioteconomia + Registro no respectivo Conselho de Classe + Certidão de regularidade expedida pelo órgão de fiscalização do exercício da profissão.

Já o Técnico de Seguridade Social deverá apresentar diploma de conclusão de ensino médio + Curso Técnico em área específica.

O cargo Médico da Área de Seguridade Social exige diploma de Curso Medicina + Registro no respectivo Conselho de Classe + Títulos de especialidade médica reconhecidos por convênio entre o Conselho Federal de Medicina – CFM, Associação Médica Brasileira – AMB, e a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, equivalem à pós graduação lato sensu.

Atribuições dos Cargos

Analista de Seguridade Social: Planejar, desenvolver e coordenar atividades ligadas à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de processos e serviços ligados à gestão institucional. Executar e coordenar programas e projetos estratégicos, identificando e promovendo soluções de problemas de natureza técnica, administrativa e operacional. Analisar e acompanhar elaborando ou atendendo indicadores de processo e de resultados. Promover a interface entre as áreas e profissionais responsáveis por projetos, definindo processos, métodos de controle, gerindo pessoas e avaliando as necessidades de recursos institucionais. Atuar de forma independente e autônoma, pesquisando e desenvolvendo soluções para alcance das metas cumprindo e fazendo cumprir os prazos, atendendo e definindo requisitos de qualidade inerentes ao produto e/ou serviço

Técnico de Seguridade Social: variável conforme a especialidade definida no edital.

Médico da Área de Seguridade Social: Funções pertinentes ao exercício da Medicina nas unidades de atenção à saúde do IPSEMG, realizando exames, diagnósticos, prescrevendo e ministrando tratamentos para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo e aplicando os métodos e protocolos da Medicina aceitos e reconhecidos cientificamente, praticar atos cirúrgicos, e correlatos; emitir laudos e pareceres participar de processos educativos e de vigilância em saúde; praticar atos de gestão em processos de trabalho considerando a especialidade médica.

Último Concurso

O último concurso do IPSEMG foi organizado pela banca IBFC em 2014 e ao todo, foram ofertadas 698 vagas para cargos de nível médio/técnico e superior. As remunerações ofertadas variaram entre R$ 887,81 e R$ 4.472,93, no entanto, ainda podem receber acréscimo no salário com gratificações e adicionais de insalubridade.

Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva de múltipla escolha foi composta de 50 questões distribuídas por disciplinas, sendo que cada questão teve 4 alternativas de resposta, com uma única resposta correta.

A prova objetiva teve caráter eliminatório e classificatório e abordou os seguintes conhecimentos dos candidatos:

– Analista de Seguridade Social e  Técnico de Seguridade Social: Língua Portuguesa, Legislação Básica e Conhecimentos Específicos.

Médico da Área de Seguridade Social: Língua Portuguesa, Saúde Pública, Legislação Básica e Conhecimentos Específicos.

O regime de contratação foi o de estatutário, que garante a estabilidade. A validade do concurso foi de dois anos, com chance de ser prorrogado por igual período.

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: (31)99684-5431