FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)


O Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo de Minas Gerais, Márcio Gomes de Souza, assinou e publicou a Portaria nº 651, de 8 de março de 2021, instituindo a comissão para a realização de concurso público para provimento de cargos administrativos do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPEMG).

A comissão será responsável por implementar as providências necessárias para realização do novo concurso público para servidores do MPMG. O Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça com atuação junto à Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa, Fabrício Marques Ferragini, será o presidente da comissão.

Além dele, a comissão é composta por Clarissa Duarte Belloni, Ana Paula Moreira Gurgel, Ana Rachel Brandão Ladeira Roland, Fernanda de Castro Lucas, Gislaine Fernandes Magno, Jordana Catarina de Matos e Sérgio Arifa dos Santos.

A portaria não traz previsão de publicação do edital de abertura. Porém, a formação da comissão indica que o órgão está preocupado com a falta de pessoal e os preparativos estão avançados, inclusive o projeto básico já está pronto. A próxima etapa é a escolha da banca organizadora.

O número de vagas a serem preenchidas ainda não foi divulgado, mas de acordo com o Portal da Transparência do Ministério Público de Minas Gerais, atualmente existem 164 cargos vagos para Oficial do MP,  que exige o nível médio de ensino, e 4 cargos para Analista, que exige a formação de nível superior. A jornada de trabalho varia de 30 a 35 horas e os salários base são os seguintes:

Oficial do MPMG: R$ 3.728,29
Analista do MPMG: R$ 5.743,70

O Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado, Antonio Sergio Tonet, já havia divulgado que o órgão estava planejando a realização de um novo concurso para servidores. Anteriormente o planejamento foi parado por causa da pandemia, mas com o encerramento do mandato do mesmo, a nova gestão decidiu dar continuidade nos preparativos do novo concurso. 

Último concurso

O último Concurso MPMG foi realizado em 2012, sendo homologado no fim daquele ano. A organização foi feita pelo próprio órgão. Naquele certame, foram oferecidas 33 vagas imediatas, sendo quatro para pessoas com deficiência, além da formação de cadastro de reserva para 51 regiões diferentes.

O Concurso Público constou das seguintes etapas:

a) Prova Objetiva de Múltipla Escolha para todos os Cargos/Especialidades, de caráter eliminatório; e
b) Prova de Redação para o Cargo Analista do MP, da Especialidade de Direito.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, para todos os cargos/especialidades teve quatro opções de respostas, sendo uma correta. À Prova foi atribuído o valor total de 100 pontos. Foi considerado eliminado do Concurso o candidato que não alcançou o mínimo de 60 pontos e o que obteve nota zero em qualquer um dos conteúdos.

A Prova de Redação foi aplicada somente ao Cargo de Analista do MP para a especialidade de Direito. A Prova de Redação deverá conter, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 30 linhas.

 

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: (31)99684-5431