FALE CONOSCO

31   3270-3999

WhatsApp

Concurso

Os erros mais comuns de quem estuda para Concurso Público

A preparação para um Concurso Público requer atenção a pequenos detalhes, a fim de evitar erros, garantir o melhor planejamento de estudos e a aprovação.

O Mega Concursos fez uma lista dos equívocos comuns dos candidatos a vagas em concursos públicos. Se você comete algum deles, esta é a hora de mudar e adotar boas práticas em sua preparação.

Aguardar a publicação do Edital antes de começar a estudar

Se você tem algum cargo ou concurso em mente, acesse editais, provas anteriores e inicie seus estudos. Para uma boa preparação, é necessário um longo período de estudos e, normalmente, o tempo entre a publicação do edital e a realização das provas não é suficiente para assimilar todo o conteúdo.

Não ler o edital

Todo o documento deve ser analisado em cada detalhe e interpretado minuciosamente. Um erro comum é verificar apenas o cronograma, as datas importantes e o resumo dos conteúdos programáticos, porém o edital possui tópicos e subtópicos que devem ser tratados com atenção.

Não conhecer a banca organizadora

Cada instituição possui metodologia própria, sendo fundamental saber será a avaliação aplicada por cada organizadora. A Esaf, por exemplo, é a banca mais complexa do país; e em provas da Cebraspe, cada questão errada corresponde a um ponto a menos no resultado final.

Foco nas matérias em que possua mais assimilação

Para conquistar a aprovação em um concurso público, o candidato deve estudar todo o conteúdo programático do edital, mantendo a concentração nas disciplinas em que tenha mais dificuldade.

Não se planejar

Estabeleça um plano de estudos para alcançar seu objetivo, que é a aprovação. Defina qual matéria irá estudar em cada dia e estabeleça metas diárias a serem conquistadas. Para isso, é preciso disciplina, tempo e dedicação.

Não ler as questões adequadamente

Outro erro comum é a interpretação incorreta das questões das provas, subjetivas ou objetivas. Tenha calma, paciência, faça provas anteriores da banca organizadora e conheça o método adotado por ela.

Não entender o que se lê

Se durante os estudos você se deparar com alguma palavra que não conhece, pare e busque o seu significado. Se não compreendeu um parágrafo, pare e leia frase por frase até fazer sentido. Caso seja necessário, releia o trecho quantas vezes for necessário até ser compreendido.

Não estudar todas as matérias

Candidato, se algum conteúdo estiver no edital é porque será cobrado. Cuidado ao ignorar alguma matéria, pois isso pode proporcionar erros em determinadas questões.

Não resolver exercícios

Coloque em prática tudo o que foi estudado. Os exercícios ajudam a identificar em qual matéria é necessário maior atenção.

 


Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431