Divulgada no dia 7 de maio de 2018, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a”Seleção de Pessoas” é uma ferramenta digital que padronizará as solicitações de concursos.
Até 2018, os pedidos eram feitos através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou via protocolo. Para que a previsão dos concursos integre o Orçamento de 2019, os pedidos devem ser feitos pelo SEI ou por protocolo até o dia 31 de maio e cadastrados no Sigepe até 30 de junho.
Para a Diretora de Legislação e Provimento de Pessoas, Neleide Ábila, a nova ferramenta trará, segundo ela, uma padronização dos pedidos, o que facilitará a análise pelo ministério. A intenção é que, a partir de 2019, todos os pedidos sejam feitos via Sigepe.
O objetivo, segundo a pasta, é possibilitar um maior controle e facilitar a gestão dos órgãos, inclusive a análise da necessidade de concursos públicos.
É responsabilidade do Ministério do Planejamento autorizar a realização de concursos públicos nos ministérios, autarquias e fundações. Para a autorização de novas vagas são levadas em conta as prioridades de governo, as necessidades de pessoal e as condições orçamentárias.