Concurso

PMMG – Curso de Formação de Oficiais (CFO)


A Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG publicou o edital destinado ao provimento de 180 vagas (162 para o sexo masculino e 18 para o feminino),  com remuneração básica inicial de Cadete de R$ 7.175,30. Os requisitos são o título de Bacharel em Direito, ter entre 18 e 30 anos de idade; ter Carteira Nacional de Habilitação válida (mínimo na categoria “B”) e ter altura mínima de 1,60m.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico da PMMG no período de 5 de março de 2024 a 4 de abril de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 220,00 e deve ser paga até o dia 9 de abril. A solicitação de inscrição por isenção de taxa e entrega dos documentos deverá ser feita nos dias 5 e 6 de março de 2024.

A primeira fase da seleção são as provas de conhecimentos, composta pela prova objetiva e dissertativa, previstas para o dia 19 de maio de 2024, em uma das localidades: Belo Horizonte; Juiz de Fora; Uberaba; Lavras; Divinópolis; Governador Valadares; Uberlândia; Patos de Minas; Montes Claros; Ipatinga; Barbacena; Curvelo; Teófilo Otoni; Unaí; Pouso Alegre; Poços de Caldas; Sete Lagoas.

A data de realização das prova de conhecimentos foi adiada do dia 5 para o dia 19 de maio de 20224, para não conflitar com as provas do Concurso Nacional Unificado – CNU.

Nas provas serão cobradas as seguintes questões:
– Direito Constitucional (6 questões);
– Direito Administrativo (6 questões);
– Direito Penal (6 questões);
– Direito Processual Penal (6 questões);
– Direito Civil e Direito Processual Civil (6 questões);
– Legislação Extravagante e Direitos Humanos (8 questões);
– Língua Portuguesa (4 questões);
– Raciocínio Lógico-Matemático (4 questões);
– Noções de Língua Inglesa (4 questões).

A prova dissertativa (redação), de caráter eliminatório e classificatório consiste na elaboração de redação com tema que será fornecido no momento da prova, com 30 linhas no máximo e mínimo de 120 palavras.

A segunda fase da seleção é composta por Avaliações Psicológicas, Atividade Física Militar (AFM) e Exames de Saúde, enquanto a terceira fase terá a prova oral e prova de títulos.

O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, com o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade: força de resistência abdominal (abdominal tipo remador); força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa) e resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros).

As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização das avaliações.

O candidato já regularmente incluído, será submetido à inspeção e saúde, por oficial do QOS, para fins de verificação de sua sanidade física e mental para desempenho da nova função, conforme orientações específicas a serem expedidas no ato de convocação.

A prova de títulos será de caráter classificatório e terá o valor de 10 (dez) pontos, assim divididos:
a) Graduação em curso superior, oficialmente reconhecido Sistema Federal ou Estadual de Ensino, excetuando o Bacharelado em Direito, que constitui requisito de ingresso na carreira: 01 (um) ponto
b) Especialização (latu sensu): 02 (dois) pontos
c) Mestrado:  03 (três) pontos
d) Doutorado: 04 (quatro) pontos

O conteúdo programático da prova oral é o contido nos itens deste edital que serão agrupados da seguinte forma:
Grupo I: Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Grupo II: Direito Penal e Direito Processual Penal.

Será matriculado no Curso de Formação de Oficiais – CFO o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas previsto e preencher os requisitos exigidos.

 

  • Cursos
  • Curso: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) - Curso de Formação de Oficiais (CFO)

    Nível: Superior

    Turno: -

    Início:

    Aulas:

    Tipo: Online