FALE CONOSCO

31   3270-3999

Concurso

Se liga na dica para concurseiros


Se você decidiu ser concurseiro deve saber que o primeiro passo sempre será o mais difícil. Nada de “segunda-feira eu começo.”, não crie desculpas que retardam o início dos seus estudos e comece já a sua preparação.

Uma armadilha para o concurseiro iniciante é pensar que “quando tiver um tempinho vou estudar!” ou que “vou lá fazer a prova, para ver o que vai dar!”. Se é esse o seu caso, já começou errado. Passar em concurso deve ser um objetivo de vida.

Todo mundo sabe que passar em concurso público não é fácil! É preciso muita dedicação, concentração e motivação para alcançar o objetivo. E como em qualquer outra área da sua vida, você conseguirá atingir sua meta, mas tem que focar nisso.

Sim, a palavra chave é foco: tenha paciência e perseverança, pois a sua rotina será mudada, você vai procurar um local e um horário fixos para estudar, dedicando-se de 4 a 8 horas diárias. Diversifique as matérias, para não ficar cansativo e lembre-se que estudar na última hora, ficando noites sem dormir não combinam com produtividade.

Isso não quer dizer que você deve deixar de trabalhar ou de cumprir outros compromissos, ao contrário, veja um bom filme, pratique esportes ou apenas jogue conversa fora com os amigos nos finais de semana. Ter vida social é fundamental para manter a mente saudável e suportar o período de estudo e dedicação.

A ansiedade e o medo de fracassar também são grandes rivais do concurseiro. Além disso, a falta de apoio da família, alta concorrência, poucas vagas e pouco tempo para estudar podem ser grandes obstáculos na sua jornada de preparação, por isso o caminho é buscar técnicas e estratégias para desenvolver seu equilíbrio emocional.

Muito importante para o concurseiro iniciante é que ele deve escolher apenas um concurso ou uma área de concentração para se dedicar. Para isso deve pesquisar se é um cargo que realmente interessa. Não pense só no dinheiro nem no número de concorrentes por vaga. Passando no concurso, você vai dedicar muitos anos de sua vida nesta atividade.

Uma boa dica para quem está iniciando nos concursos é começar fazendo provas menores e regionais, e depois de aprovado continuar estudando para concursos mais complexos. Isso te ajudará a ter mais tranquilidade financeira e diminuir a pressão sobre os ombros.

Um plano de estudo para concurso é uma diretriz, uma forma de organizar e alinhar o tempo, que você vai dedicar à preparação e o conteúdo que precisa ser estudado. Use a tecnologia a seu favor: a internet ajuda muito, pois permite a troca de informações, a pesquisa de conteúdos, auxilia a tirar dúvidas, permite estudar para concursos a distância, principalmente em tempos de isolamento social, facilita o acesso à questões de concursos anteriores e muito mais.

Entretanto, esse volume de informações pode confundir um pouco, é importante que você se atenha às bibliografias mais importantes de cada área e ao conteúdo programático do edital publicado, ou, na falta desse, do último edital.

Com relação a fazer um curso preparatório ou estudar sozinho, só você pode decidir. Uma das coisas a considerar é o seu perfil, ou seja, ter ou não disciplina para organizar as tarefas sem acompanhamento.

O cursinho é a escolha mais comum, mas envolve custo e tempo de dedicação, porém compensa pois você tem apoio de professores atualizados e experientes. Estudar sozinho é possível e também bastante eficiente para alguns concurseiros, mas exige muita disciplina.

 

Informativos Mega

Para receber nossos informativos pelo whatsapp, pedimos por gentileza, que adicione nosso número em seus contatos: 31-99728-5431