Concurso

Uso excessivo da tecnologia é prejudicial aos estudos


O que tem atrapalhado muitos candidatos é a divisão do tempo dos estudos em relação aos momentos dedicados ao uso das tecnologias, isso pode configurar o maior entrave à preparação adequada. Apesar de serem ferramentas úteis de informação e lazer, e para alguns, de trabalho, é preciso ter cuidado para que não haja conflitos e a tecnologia não seja prejudicial para o preparo do concurso.

Sabendo disso, o Mega Concursos apresenta uma lista de 5 dicas e sugestões para você saber controlar o limite excessivo.

1 . Computador: programe o seu uso e desligue o desnecessário

É necessário autocontrole, porém há programas que restringem o acesso a sites a algumas horas do dia, bloqueando temporariamente. Quem utiliza o Firefox para navegar poderá recorrer à extensão LeechBlock para eliminar essas distrações virtuais. Já para o Google Chrome pode instalar o plugin StayFocusd e dizer adeus à procrastinação. Caso não esteja esperando nenhuma notícia importante, é recomendado desligar os telefones (fixo e celular) e claro, se afastar do messenger, que a toda hora interfere em suas atividades.

2 . Aproveite melhor o seu tempo

Quanto tempo você gasta navegando na internet e em redes sociais? Comece a controlar e estabelecer horários para o uso dessas páginas. E mais: em boa parte dos casos, há comunidades virtuais para concursos na internet, em que os candidatos trocam experiências e dicas sobre seus estudos. Neste caso, se não há como eliminar as redes sociais da sua vida, faça com que, ao menos, essa interação seja mais produtiva.

3 . Fone de ouvidos

Se você não tem tempo de estudar em casa e passa muito tempo na rua, aproveite alguns minutos para estudar. Às vezes é possível estudar no ônibus ou no carro, enquanto vai para o trabalho. Se seu recanto de dedicação não é tão calmo e silencioso, com interferência barulhenta de crianças, por exemplo, uma dica é apelar para fones de ouvidos. Lembre-se, é claro, de encontrar a música certa para o seu trabalho, ou seja, que não o distraia tanto quanto a conversa dos colegas. Usar fones de ouvido pode ajudar a criar a sensação de que o espaço ao redor foi reduzido e ajudará a manter o seu foco no que está à sua frente. Músicas apenas instrumentais – sem letras – podem ajudar a evitar a tentação de acompanhar o refrão. E caso a música esteja atrapalhando, experimente ruído branco ou até mesmo deixe os fones desligados.

4 . Desktop exclusivo

Alguns aproveitam para estudar no computador, com materiais online ou digitais. Divida seu desktop criando uma outra conta de acesso. Nesta parte, você deve instalar apenas o essencial e bloquear os sites que possam te atrapalhar. Dessa forma, você não terá nem metade das distrações que costuma ter, já que não haverá serviços configurados com seus perfis.

5 . Psicologia da recompensa

Proponha uma recompensa pelo seu esforço. Por exemplo: depois de X horas de estudos, ou de uma quantidade de matéria vista, você pode acessar um tempo a mais do seu e-mail ou redes sociais. Esse é um método bastante utilizado por pais para controlar o tempo de acesso de seus filhos crianças ou adolescentes. Mas, atenção: se começar a perceber que o trabalho está perdendo espaço para a recompensa, esse método não serve para você.

Fonte: FD